Sabia que existe um país onde o desmatamento é oficialmente proibido? Saiba qual!


O desmatamento é um dos mais graves problemas ambientais. Além de devastar as florestas e os recursos naturais, compromete o equilíbrio do planeta em seus diversos elementos, incluindo os ecossistemas. E isso afeta gravemente também a economia e a sociedade. Infelizmente, a prática é muito comum ao redor do mundo (principalmente no Brasil) e, até então, poucas medidas eficazes são tomadas para combater essa ação.

Porém, a Noruega conseguiu ir mais além. No ano passado, o parlamento do país decidiu se comprometer com o fim desmatamento em todo o território nacional. E para cumprir com a meta, o governo proibiu o corte de árvores e também baniu a compra e a produção de qualquer matéria-prima que tenha sido originária de desmatamento de florestas ao redor do mundo.

Durante a sessão, o Parlamento também se comprometeu a encontrar uma maneira de fornecer alguns produtos essenciais, como carne, soja, madeira e óleo de palma, sem causar impactos no ecossistema*.

Assim, a Noruega é a primeira nação a botar em prática a promessa feita junto à Alemanha e à Grã-Bretanha de promover esforços significativos contra cadeias de produção que gerem corte de árvores, assinada na Cúpula do Clima da ONU, em 2014. Como sempre, eles são modelos para o restante do mundo.

*De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), esses quatros produtos são responsáveis por quase metade do desmatamento das florestas tropicais do planeta.

Informações Universo Jatobá

Comentários