Confirmada a programação do agosto Del Vino

A Praia do Rosa, em Imbituba, já está no clima de mais uma edição do Agosto Del Vino, festival enogastronômico que ocorrerá de 4 a 13 de agosto, em 10 estabelecimentos, entre pousadas e restaurantes. Confirmada neste fim de semana, a programação oficial terá palestras, degustações, harmonizações, workshop internacional e até piquenique. A organização é do Núcleo de Gastronomia da Associação Empresarial de Imbituba (Acim), com realização da Prefeitura Municipal de Imbituba e apoio do Sebrae/SC.


 A Pousada Vida, Sol e Mar sediará a abertura do evento, no dia 4, às 20 horas, com uma amostra da alta gastronomia do festival regada a vinhos e espumantes finos. A novidade desta edição ficará por conta de um piquenique em meio à natureza exuberante de uma das 30 baías mais belas do mundo. Já para os mais aventureiros a pedida serão as trilhas guiadas.

 “O público vem com expectativas cada vez mais elevadas, por isso, para surpreender, buscamos incrementar as experiências gastronômica e turística", pontua a empresária Márcia Nascimento, integrante da comissão organizadora.

Com a realização da Prefeitura Municipal de Imbituba pela primeira vez, o principal objetivo é incrementar o turismo na baixa temporada. “Precisamos criar opções atraentes nesta época do ano que, agregado ao turismo de observação de baleias, movimenta a economia local e gera empregos”, pontua o prefeito Rosenvaldo da Silva Júnior.

 Pelo segundo ano consecutivo, o evento vai contar com a presença do enólogo francês François Hautekeur, da Chandon. Ele ministrará workshop sobre vinhos e espumantes finos. “É um dos pontos altos do festival. Uma grande oportunidade de aprender mais sobre a elaboração e degustação de vinhos com um dos enólogos mais renomados no mundo", afirma Angélica Menzen, integrante do Núcleo de Gastronomia da Associação Empresarial de Imbituba (Acim).
Baleias e vinhos

 O evento integra o calendário do Projeto Rota da Baleia Franca, do Sebrae/SC. Ações de gestão e marketing foram desenvolvidas junto à rede hoteleira para receber, com excelência, visitantes interessados nos mamíferos. O avistamento das Baleias-francas já começou em junho. “Queremos impulsionar o turismo de inverno no Litoral Sul catarinense. A geografia do Rosa e a infraestrutura das pousadas, com amplas varandas de frente para o mar, é ideal para a observação das baleias, ainda mais na companhia de um bom vinho”, comenta Juliana Ghizzo, gestora do projeto na Coordenação Regional Sul do Sebrae/SC.

A programação técnica do evento também prevê palestra do Instituto Baleia Franca (IBF), com a bióloga Marinha Gabriela Mendonça. Ela abordará ações de conscientização, o cenário atual da observação dos mamíferos e informações sobre a Baleia-franca Austral.
Lotação máxima

 A expectativa este ano é de lotação máxima mais uma vez, segundo os organizadores. Outras informações e a programação completa do Agosto Del Vino estão disponíveis no site: www.praiadorosa.imb.br.

Programação Agosto Del Vino:

 Sexta (04/08)

20h: Abertura (Vida, Sol e Mar)

 Sábado (05/08)

11h: Brinde Chandon (Pátio do Restaurante Tigre Asiático)
13h: Roteiro por trilhas e finaliza com finger food e degustação de vinhos
15h: Palestra técnica IBF (Baleia Franca) - Vida, Sol e Mar

 Segunda a sexta (07/08 a 11/08)

Programação especial nos restaurantes e pousadas

 Sábado (12/08)

11h: Workshop François Hautekeur, na Vida, Sol e Mar;
        Finger food e degustação no Restaurante Engenho do Mar
13h: Visitação pousada com vista panorâmica (Mirador e Bistrô)
14h30: Palestra técnica IBF (Baleia Franca) - Vida, Sol e Mar
15h30: Piquenique Restaurante Engenho do Mar & Chandon
16h30: Sunset Ritmo Caribenho (Lua Marinha, Lagoa)

Comentários