Cerem passa a contar com médica ginecologista e mastologista

Considerando o alto índice de mulheres que são acometidas pelo câncer e outras doenças relacionadas à mama em Imbituba nos últimos anos, a Secretaria Municipal de Saúde, contratou, no último dia 2 de janeiro, a Dra. Heloísa Pastori Goldim, ginecologista e obstetra com especialidade também em mastologia (ciência médica que estuda a conformação, o funcionamento e as afecções da glândula mamária).

A médica paulista irá atuar junto ao Centro de Referência da Mulher (Cerem) e vem a reforçar o atendimento ofertado às mulheres imbitubenses através deste importante centro de especialidades e que agora passa a contar com uma profissional especialista na prevenção e tratamento de doenças relacionadas à mama feminina, colocando o município também como cumpridor de uma das metas do Plano Anual de Saúde (PAS 2017), do Ministério da Saúde.

O Centro de Referência da Mulher atende aproximadamente 1800 mulheres mensalmente em especialidades como ginecologia, enfermagem, nutrição, clínica geral, obstetrícia, serviço social, psicologia e mastologia, esta última especialidade oferecida desde o início deste ano.


Segundo a secretária de Saúde, Graciela Wiemes Ribeiro, a contratação de um profissional médico para atuar na área estava sendo viabilizado desde o ano passado. “Nossa administração teve um primeiro ano difícil e que inviabilizou a contratação de uma médica mastologista já em 2017, mas era essa uma das nossas prioridades que se concretizou logo nos primeiros dias do ano; uma ótima notícia para nós, mulheres. É a Saúde de Imbituba fazendo a diferença”, comemora a secretária Graciela.

O prefeito de Imbituba, Rosenvaldo da Silva Júnior, que é médico cardiologista, desde o início de sua administração tem dado à área da saúde uma atenção especial, pela importância que ela representa na vida das pessoas, principalmente aquelas que precisam de atendimento público gratuito. “Temos um compromisso com o cidadão, com quem necessita do Poder Público para alcançar o acesso a direitos inalienáveis como moradia, educação, segurança e saúde. A contratação desta profissional é um passo importante para a Saúde do município e para as mulheres, mães e famílias que agora podem contar com tratamentos preventivos e efetivos em ginecologia, obstetrícia e nas doenças da mama, que acomete um número demasiado grande de mulheres do câncer e que precisam de apoio imediato e especializado”, destaca Rosenvaldo.

O Centro de Referência da Mulher atende na Rua Nereu Ramos, 328, no Centro de Imbituba. A coordenadora do Cerem, Marília Mendonça, informa que o Centro conta também com aulas de yoga que proporciona harmonia corporal, melhorando o estado físico, mental, psicológico e espiritual, além de grupos de psicoterapia para mulheres de diversas faixas etárias.

Comentários