Quais
serão três razões para as empresas e pessoas fracassarem no mundo
moderno? Uma pesquisa feita nos Estados Unidos, com altos executivos de
sucesso apontou as seguintes razões:
1. Insensibilidade a outras pessoas:
D.
Wayne Calloway, presidente mundial da PepsiCo Inc. empresa holding da
Pepsi Cola, diz que a arrogância é mortal para uma empresa e para as
pessoas. Pessoas inteligentes que pensam ter todas as respostas para
todas as questões e se acham as "maiorais" em todos os assuntos, são
fadadas a nunca experimentar o sucesso. Essas pessoas não se desenvolvem
e ficham fechadas em sua ignorância dos fatos, das diversas facetas da
realidade. O trabalho em equipe é fundamental para o sucesso e a
arrogância mata qualquer trabalho de equipe.
2. Fazer "política" na empresa e colocar seus interesses pessoais acima dos interesses da empresa:
Pessoas
que mudam de opinião e posição conforme o vento sopra, e são eternos
"bajuladores" de pessoas em posições-chave, jamais terão sucesso a longo
prazo numa empresa. É claro que em toda a empresa há "política". Porém,
a pessoa que colocar a "política pessoal" acima dos interesses comuns
da empresa, está fadada ao fracasso.
3. Inflexibilidade:
Pessoas
que estão sempre balançando a cabeça e dizendo "isto não vai dar certo"
e sempre sendo negativas em reuniões e esforços grupais, são
insuportáveis para a empresa de hoje. O mundo de hoje exige um espírito
aberto às mudanças. Pessoas inflexíveis, negadoras, pessimistas, que não
se envolvem, e não se comprometem, estão marcadas para fracassar.
Nesta
semana gostaria que você analisasse se você não está sendo vítima de
uma, duas ou das três razões citadas na pesquisa americana e que serve
absolutamente bem para o caso brasileiro. Você é arrogante? Sua empresa é
arrogante? Você faz muita "política" na sua empresa, participando de
"grupos de fofoca", "facções contra este ou aquele departamento?" Você é
inflexível e negativo?
Faça esse exame de consciência e mude. Mude, enquanto há tempo para mudar. O sucesso o espera.
Pense nisso. Sucesso!
Escrito por Luiz Marins
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