A operação denominada “Bravo Zulu” contou com a participação de cerca de 40 policiais federais, 30 policiais civis e 20 policiais militares e resultou no cumprimento de 16 mandados de prisão e 18 mandados de busca e apreensão. Tinha como alvo lideranças e pessoas responsáveis por diversas atividades ilícitas articuladas pela organização criminosa, relacionadas principalmente ao tráfico de drogas, associação para o tráfico, furto, receptação, porte de arma de fogo e munições, falsificação de documentos e adulteração de sinais e características de veículos automotores.
Ao longo das investigações foi possível identificar pessoas ligadas à organização criminosa, bem como veículos, residências e inclusive uma aeronave adquiridos e mantidos pela organização. As informações levantadas apontam para a existência de um esquema de ocultação da origem dos recursos obtidos com as atividades ilícitas, através de empresas administradas pelos integrantes da organização criminosa.
Durante a operação foram apreendidos 637kg de maconha, 09 kg de cocaína, 02kg de crack e cerca de 1.500 comprimidos de ecstasy, além de armas, munições e veículos.
Após o cumprimento dos mandados os envolvidos foram conduzidos para a Delegacia de Polícia Civil de Imbituba, juntamente com os materiais apreendidos.
Salienta-se que o sucesso da operação só foi possível graças à união de esforços dos diferentes órgãos do sistema de segurança pública. Polícia Militar, Civil e Federal, ao longo da operação “Bravo Zulu”, demonstraram efetivamente que, apesar das dificuldades enfrentadas pela segurança pública no país, é possível fazer frente ao crime organizado através, principalmente, da união de esforços e compartilhamento de informações entre as instituições.
Aliás, o nome da operação (não por acaso) é referência a um código de bandeiras utilizados pelos aliados durante a II Guerra Mundial para permitir a atuação conjunta de diferentes forças militares. Através deste código, a expressão “Bravo Zulu” era utilizada para afirmar que uma tarefa foi realizada com sucesso, podendo ser traduzida como a expressão “Bem feito”.
POLICIA MILITAR DE SANTA CATARINA
Comentários
Postar um comentário