Encontro no Centro Histórico celebra a criação da Vila de Garopaba

No dia 5 de março, um evento que mostra a história e a cultura de Garopaba toma parte no Centro Histórico, A Vila São Joaquim da Garopaba e seus Açorianos é uma realização do Movimento Açoriano de Resgate (MARE), com apoio da Paróquia São Joaquim e da Secretaria de Educação e Cultua do município.

Motivados para marcar a data da criação da Vila de Garopaba, promover a divulgação da importância do Centro histórico da cidade e se irmanar nas comemorações dos 270 anos da chegada dos açorianos em Santa Catarina, os membro do MARE convidam a comunidade para uma Caminhada seguida de Mesa de Debates. "O propósito é contribuir para valorização de aspectos significativos da memória e da História de Garopaba e região. Assim, estimular que o tema seja apropriado e debatido por todos, além de despertar a sensibilidade por políticas públicas na área da cultura tão carente entre os garopabenses”, comenta o professor João Pacheco, que coordena a caminhada pelo Centro Histórico ao lado de Fernando Bitencourt.

Em seguida, o grupo segue para um debate sobre a presença açoriana na região, mediado pelo historiador Joi Cletson, quem coordenou, por 15 anos, o Núcleo de Estudos Açorianos (NEA). Professor João Pacheco e Fernando Bitencourt também participam da Mesa.

Serviço

O quê: Caminhada e Mesa de Debate A Vila São Joaquim da Garopaba e seus Açorianos
Quando Dia 5 de março (segunda) às 17h30min.
Onde: Encontro é na Pracinha do Centro Histórico – Garopaba
Quanto: Participação gratuita.

Comentários