Prefeitura de Garopaba inicia o controle populacional de cães e gatos de ruas


A Prefeitura Municipal de Garopaba através da Secretaria de Saúde – Divisão de Controle de Zoonose começou a execução do programa de controle populacional de animais de rua, caninos e felinos. A proposta compreende a busca e recolhimento para a clinica veterinária especializado para castração cirúrgica de fêmeas e machos. Após todos os procedimentos os mesmos são devolvidos para seu local de origem.

O prefeito Sérgio Cunha falou sobre o projeto, “Este projeto foi um compromisso assumido por nós e estamos colocando em prática. Somente através de técnicas de controle populacional de cães e gatos podemos diminuir a taxa de natalidade e reverter o quadro atual de super população de cães e gatos abandonados nas ruas e praias de nossa cidade”, disse o prefeito.

O projeto prevê a castração de 100 animais ao mês que serão castrados e identificados através de microchip de implante subcutâneo.  Para tal iniciativa a Prefeitura Municipal adquiriu o serviço através de Credenciamento, sendo que a Clínica SECCO & GOULARTE VETERINARIA LTDA, empresa da cidade de Paulo Lopes, foi credenciada.  “A comunidade garopabense terá oportunidade de acompanhar o recolhimento destes animais para clínica veterinária e depois a devolução destes para seu habitat. Este permanecerá em seu local de origem, porém não procriando, pois só assim conseguiremos controlar a população de animais de rua” enfatizou a Secretária de Saúde, Tatiane Ávila Pacheco.

O projeto é coordenado por Eduardo Peres, técnico sanitarista e coordenador da divisão de controle de zoonoses da cidade de Garopaba. A iniciativa da prefeitura municipal de Garopaba, atende um antigo apelo da comunidade Garopabense.

ASCOM/PMG

Comentários