“Festival Sabores da Zimba” movimenta gastronomia e atrai turistas, em Imbituba

Do dia 13, sexta-feira, até o dia 22 de Abril, (domingo), acontece o “Festival Sabores da Zimba”, evento paralelo ao 19º Festival Nacional do Camarão de Imbituba. Os 17 restaurantes participantes, localizados no Centro, Itapirubá e Praia do Rosa, vão comercializar pratos à moda do chef, feitos com o ingrediente tradicional da região, o camarão, no valor promocional de R$ 30.

Para a proprietária do Agridoce Bistrô, Simone Schaffer, a ideia do festival é muito boa, pois movimenta o turismo. “Eu acho que é importante o festival, porque ele acontece fora da temporada de verão e acaba movimentando o turismo nesse período que já é considerado baixa temporada. É importante criar um turismo permanente nessa região que tem tantas belezas e tantos atrativos”, contou Simone.

Para a empresária do restaurante Engenho do Mar, Eloisa Aracheski Litman, o evento acaba atraindo novos clientes aos estabelecimentos participantes. “Participar do festival gastronômico da “Festa do Camarão” nos proporciona uma aproximação entre a Praia do Rosa e Imbituba. Pelo fato de ser um pouco afastado do Centro, muitas pessoas acabam não conhecendo a gastronomia da Praia do Rosa, e o festival nos dá essa visibilidade e atrai um novo público para nossos restaurantes”.

 “O “Sabores da Zimba” foi uma grande ideia que levou a “Festa do Camarão” para todas as regiões do município”, destacou o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turístico, Dorlin Nunes Júnior.

De acordo com o Prefeito de Imbituba, Rosenvaldo Júnior, o camarão de Imbituba é conhecido por seu sabor e qualidade e tem um papel bastante importante para muitas famílias da cidade, que sobrevivem da pesca ou pelo menos melhoram sua renda familiar. “Temos realmente um produto diferenciado, que ajuda inclusive a alavancar nosso turismo, em decorrência da excelente gastronomia de nosso município. Por isso a importância da festa, que ressalta o valor do camarão para Imbituba, nossa cultura e nossa gastronomia. O “Sabores da Zimba”, que acontece simultaneamente à festa, é um grande atrativo para os turistas, oferecendo pratos de camarão, com preços diferenciados, em excelentes restaurantes de toda a cidade. É uma iniciativa que no ano passado já deu excelente resultado, movimentando pousadas e restaurantes em um período que já não é alta temporada”, comentou o prefeito.

Os pratos dos restaurantes participantes serão avaliados por uma equipe de jurados, que vão eleger o melhor ao final do Festival Nacional do Camarão, no dia 22. Os locais que participam do festival estarão identificados pelo selo “Aqui tem Sabores da Zimba”, e são eles: Agridoce Bistrô, Restaurante Engenho do Mar, Zoca Restaurante, Lanchonete e Restaurante Kisabor, Restaurante e Pizzaria Marcão, Silvestre Praia Hotel, Sorveteria e Burgueria Beira Mar, Drako Sushi, Restaurante Pacífico, Lola Resto Bar, Beleza Pura Bistrô, Restaurante San Diego Bar N’ Grill, Resto Bar Pimenta Rosa, Restaurante Sapore Di Pasta, Bistrô Pedra da Vigia, Tigre Asiático Restaurante e Lua Marinha.

Lista dos restaurantes participantes do “Festival Sabores da Zimba”:


Zoca Restaurante 
 
Foto: Israel Costa/Divulgação
Chef: César Francisco 
Nome do Prato: Camarão à Catupiry 
Camarão ao Catupiry

Prato tradicional nas refeições em família com dois ingredientes principais bem brasileiros, o camarão e o catupiry. Este prato elaborado no restaurante Zoca conta com tempero único que faz sentir conforto e preenche de sabores o paladar. O Zoca Restaurante fica no Centro de Imbituba, com fácil acesso e conta com cardápio de cervejas especiais, vinhos e sucos para acompanhar sua refeição.

Endereço: Rua João de Oliveira Filho, 226 Centro-Imbituba 
Telefone: (48)3255-6228

Horário de Atendimento:  de terça-feira à domingo 11h30 às 15h e de terça à sábado das 19h às 23h59h.


Lanchonete e Restaurante Kisabor

Foto: Israel Costa/Divulgação
Chef: Tatiane de Souza 
Nome do Prato: Filé de Tilápia ao Molho de Camarão 

Para quem ama frutos do mar preparamos um prato especial, 
filé de tilápia à milanesa ao molho de camarão, com  purê de batata e arroz.
Traz poucos ingredientes como: sal, coentro, alho, cebola, tomate, pimenta do reino, manteiga e leite, sendo muito bem manipulado e com temperos na medida certa.

Vale a pena conferir o nosso ambiente familiar e aconchegante.

Endereço: Rua Irineu Bornhausen 163, Centro-Imbituba 
Telefone: (48)3255-3212

Horário de Atendimento:  de segunda à sexta-feira das 8h às 00h, sábado das 9h às 23h59 e domingo das 18h às 23h59. 


Restaurante e Pizzaria Marcão 

Foto: Israel Costa/Divulgação
Chef: Luiz Carlos (Nego)
Nome do Prato: Filé de Pescada ao Molho de Camarão 

Um dos mais pedidos pratos da casa durante todo o ano, filé de pescada ao molho de camarão vem acompanhado de um delicioso pirão de peixe. O restaurante está localizado na praia da Vila, com uma vista privilegiada para o mar.

Endereço: Av. Beira Mar 68, Centro-Imbituba 
Telefone: (48)3255-0064

Horário de Atendimento:  Aberto todos os dias, das 11h às 23h59.


Silvestre Praia Hotel 

Foto: Israel Costa/Divulgação
Chef: Menaura José Vieira dos Santos
Nome do Prato: Espaguete Primavera à La Cozza Del Mar

O Espaguete à La Cozza Del Mar é uma massa simples e deliciosa salteada com camarões e um toque a mais, dado por tomates secos e o delicioso tempero da chef, formando uma combinação especial e de sucesso. O restaurante está situado anexo ao Silvestre Praia Hotel, na Praia da Vila.

Endereço: Rua Irineu Bornhausen 185, Centro-Imbituba
Telefone: (48)3255-1230

Horário de Atendimento:  de segunda-feira à sábado das 11h30 às 14h e das 19h às 22h.


Sorveteria e Burgueria Beira Mar

Foto: Israel Costa/Divulgação
Chef: Jean de Souza 
Nome do Prato: Bobó de Camarão 

Delicioso prato afro-brasileiro com base de creme de mandioca e camarão. Será servido com arroz branco soltinho e batata palha, num ambiente rústico com vista para a bela Praia da Vila.

Endereço: Rua Manoel Antonio, Av. Beira Mar Centro-Imbituba
Telefone: (48) 99120-1322

Horário de Atendimento: de segunda à sexta-feira das 18h às 00h59, sábado, domingo e feriados das 14h às 2h. 


Drako Sushi 

Foto: Israel Costa/Divulgação
Chef: Maicon Goulart
Nome do Prato: Combinado Ebi 

Para os amantes da culinária japonesa, o Drako Sushi vem participar do Sabores da Zimba para trazer o melhor do Japão para você. Venha nos visitar e desfrutar de nosso ambiente aconchegante e climatizado e degustar nossos pratos preparados pela excelente equipe de profissionais, onde é comandada pelo Chef Maicon Goulart, que irá oferecer ao cardápio Sabores da Zimba, um combinado composto por 4 peças de Hossomaki de camarão, 4 peças de Niguirizushi de camarão e 1 Temakinho de camarão.

Endereço: Av. Santa Catarina, 1112 Centro-Imbituba 
Telefone: (48)3255-2487

Horário de Atendimento: de terça à quinta-feira e domingo das 19h30 às 23h30, sexta-feira e sábado das 20h às 23h59.


Restaurante Pacífico 

Foto: Israel Costa/Divulgação
Chef: Karol Scarton
Nome do Prato: Camarões ao Pacífico 

O Restaurante Pacífico, localizado na Praia Sul de Itapirubá, fica a 1.700m da Br 101 e está sob o comando de Karol Scarton, trazendo ao Festival do Camarão uma delícia da culinária local. O prato "Camarões ao Pacífico" é preparado com uma sequência de 03 tipos de camarão e temperos especiais. Esperamos por você.

Endereço: Av. A6 s/n Itapiruba 
Telefone: (48)99902-7788

Horário de Atendimento:  de sexta-feira à domingo e feriados das 11h30 às 15h.


Restaurante Engenho do Mar

Foto: Israel Costa/Divulgação
Chef: Marcia Correia
Nome do Prato: Batata Recheada com Camarões Gratinados.

Deliciosas batatas recheadas com camarões e gratinadas ao forno com crispie de alho porro e cama de parmesão vão deixar você  com vontade de quero mais. O Engenho do Mar localizado na Vida, Sol e Mar Beach Village possui uma vista deslumbrante de toda a Praia do Rosa, aberto para almoço e jantar aguarda você com bons vinhos e atendimento cortês.

Endereço: Estrada Geral Praia do Rosa anexo à Pousada Vida, Sol e Mar Eco Resort & Beach Village 
Telefone: (48)99943-7999

Horário de Atendimento:  de quinta-feira à domingo das 12h às 23h.


Agridoce Bistrô 

Foto: Israel Costa/Divulgação
Chef: Daniele Badia Pires 
Nome do Prato: Camarão à Brasileira 

Utilizando ingredientes tipicamente brasileiros como leite de coco, banana, cachaça e batata baroa a Chef Daniele deu ao Camarão um sabor envolvente, levemente Agridoce, como o nome do Bistrô.
Localizado no centrinho da Praia do Rosa, o Agridoce Bistrô está aberto o ano todo, recebendo seus clientes num ambiente aconchegante e agradável. Com alimentos saborosos, temperados, feitos com carinho e com muito sabor.

Endereço: Av. Porto Novo, s/n - Praia do Rosa 
Telefone: (48) 99161-7713

Horário de Atendimento: de segunda à sexta-feira das 18h às 22h30, sábado das 13h às 22h30.


Lola Resto Bar 

Foto: Israel Costa/Divulgação
Chef: Rodrigo Aguirre
Nome do Prato: Risoto de Camarão 

Lola é mais que um restaurante. É um ponto de encontro para amigos, famílias e casais que buscam aconchego, comida boa e música ao vivo. O nosso risoto de camarão nos traz um pouquinho da Itália com a receita da nossa querida Nonna Tina, num mix com os melhores camarões da nossa belíssima lagoa de Ibiraquera. 

Endereço: Av. Porto Novo, Centrinho do Rosa. 
Telefone: (48) 3355-6225

Horário de Atendimento: de segunda à quinta-feira das 17h às 23h, sexta e sábado das 12h às 23h59.


Beleza Pura Bistrô 

Foto: Israel Costa/Divulgação
Chef: Paulo Inácio de Souza 
Nome do Prato: Camarão mar lagoa e terra.

Elaborado com ingredientes locais, do nosso litoral, das nossas lagoas e da nossa terra e com técnicas de alta gastronomia, o nosso prato deslumbra os paladares exigentes com texturas, aromas e sabores que se complementam numa dança harmoniosa de sensações.

Descrição:  Camarão e peixe grelhado sobre purê de abóbora ao perfume de canela, com pétalas de cebolas marinadas e esferas moleculares de coentro, com crocante farofa de pinhão. 

O prato traz a tona todos os princípios das bem sucedidas receitas da gastronomia mundial contendo em um único prato o equilíbrio entre salgado e doce, acidez, frescor e crocância.

Endereço: Deck anexo à Fazenda Verde, Praia do Rosa-Canto Sul
Telefone: (48) 3355-6060 

Horário de Atendimento: de sexta-feira à domingo das 12h às 19h.


Restaurante San Diego Bar N’ Grill

Foto: Israel Costa/Divulgação
Chef: Demétrio Mello 
Nome do Prato: Taco aberto de ceviche de camarão e maracujá San Diego

Ceviche de camarão com cebola roxa, suco de limão, maracujá, repolho roxo, alface e Guacamole em duas tortillas de milho gratinadas com queijo parmesão. Prato criado pelo chefe casamenteiro Demétrio Mello, com uma fusão da culinária mexicana e peruana.

Endereço: Deck anexo à Fazenda Verde, Praia do Rosa-Canto Sul
Telefone: (48) 3355-6060 ou (48)-99930-6385 

Horário de Atendimento: de sexta-feira à domingo 11h às 18h.


Resto Bar Pimenta Rosa

Foto: Israel Costa/Divulgação
Chef: Cristian Scherer da Rosa
Nome do Prato: Bobó de Camarão 

O Resto Bar Pimenta Rosa, traz com essa receita toda a diversidade da cozinha brasileira, trazendo um pouco do nordeste para o litoral catarinense.

Originalmente preparado com inhame, o bobó de camarão com mandioquinha é um releitura do chefe Cristian da Rosa, trazendo a potência do camarão, azeite de dendê, leite de coco e coentro com a suavidade da mandioquinha.

Endereço: Av. Porto Novo - Praia do Rosa-Canto Sul
Telefone: (48) 3355-7019

Horário de Atendimento: de quarta à segunda-feira das 9h às 18h.


Restaurante Sapore Di Pasta

Foto: Israel Costa/Divulgação
Chef: Cacá Borges
Nome do Prato: Fettutine ao molho cítrico de camarão

O Fettutine ao molho cítrico de camarão mostra a tradicional culinária italiana utilizando ingredientes selecionados e típicos da gastronômica litorânea. Preparado com o carro chefe do festival, o camarão.

Endereço: Rua Caminho do Rei, Praia do Rosa
Telefone: (48) 99166-1482

Horário de Atendimento: de quarta à segunda-feira das 13h às 23h.


Bistrô Pedra da Vigia

Foto: Israel Costa/Divulgação
Chef: Cristiano Accorsi
Nome do Prato: Caldeirada de Camarão da Lagoa 

Localizado no início do Caminho do Rei, conhecida ruazinha que sobe o morro na Praia do Rosa, o Bistrô Pedra da Vigia comemora em 2019 seus 25 anos de existência e dedicação na busca constante de aprimoramento. É super reconhecido pela qualidade de seus pratos, mas não é só isto que mantém os seus freqüentadores e amigos. 
O atendimento, o ambiente, a carta de vinhos, a música e atenção nos detalhes fazem parte do Bistrô e são ingredientes igualmente importantes do restaurante.

Para o festival gastronômico Sabores da Zimba deste ano, o prato oferecido é uma caldeirada elaborada com camarão da nossa lagoa e legumes, temperada no ponto, acompanhada de uma salada variada do dia e uma cesta de pães artesanais.

Venha experimentar e ter a certeza de que saboroso será uma das palavras que vão descrever sua experiência no Bistrô Pedra da Vigia.

Seja bem-vindo! Aguardamos você!

Endereço: Rua Caminho do Rei, Praia do Rosa
Telefone: (48) 3355-6247

Horário de Atendimento: de terça-feira à sábado das 14h às 23h.


Tigre Asiático Restaurante 

Foto: Israel Costa/Divulgação
Chef: Pryscilla Sayuri Santos Tanno
Nome do Prato: Cryspi Dourado

Cryspi Dourado preparado com vários ingredientes diferenciados traz ao festival a culinária tailandesa, servida em um dos mais premiados restaurantes da  Praia do Rosa. 

Endereço: Estrada Geral Praia do Rosa-Centrinho
Telefone: (48) 3355-7045

Horário de Atendimento: aberto todos os dias das 19h às 23h.


Restaurante Lua Marinha

Foto: Israel Costa/Divulgação
Chef: Taís Muradas 
Nome do Prato: Camarão Orange

Chef Taís Muradas utiliza nesse prato o ingrediente do festival, o camarão, junto com a fruta da estação a laranja do pé. Com uma infusão de sua casca e com o sumo da laranja e as folhas da árvore são utilizadas nessa massa para finalizar esse aromático prato. 

Endereço: Rua Beija Flor, s/n Praia do Rosa
Telefone: (48) 3354-0614

Horário de Atendimento: alta temporada aberto todos os dias à partir das 12h. Baixa temporada, quinta e sexta-feira à partir das 18h, sábado e domingo à partir das 12h.

Festival nacional do camarão

Comentários