Garopaba será a cidade sede do IV Fórum Catarinense de Cultura

Foto: Márcia Cristina

Foi encerrado no final da manhã desta sexta-feira, 11 de maio, o VIII Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura, realizado na cidade de Bombinhas pela Federação dos Municípios de Santa Catarina – Fecam, Conselho de Gestores Municipais de Cultura de Santa Catarina – Congesc, e Prefeitura de Bombinhas, entre os dias 9 e 11 de maio com participação recorde de 203 servidores envolvidos na gestão cultural, de 114 municípios diferentes, superou as demais edições.

O segundo dia, como já é da dinâmica do acontecimento, foi marcado pelas oficinas que este ano foram ministradas pelos profissionais renomados: Roselaine Vinhas que explanou sobre “Sistema Municipal de Cultura”, Gizelle Freitas com o tema “Biblioteca Pública”, Helena Kuerten de Salles que falou sobre “Elaboração de metas para o Plano Municipal de Cultura” e Vanessa Maria Pereira que abordou o tema “Legislação de Patrimônio”. Em todas as oficinas o sentimento de aprendizado dos participantes foi unânime.

Em nome do Congesc, a presidente Nívea Maria da Silva Bücker, o Fórum foi extremamente positivo, foi recorde de público, todos os debates e palestras de muita qualidade, e o mais importante é proporcionar o intercâmbio e a interação entre os participantes”.

Foto: Márcia Cristina

Para encerrar os trabalhos, foi anunciada a cidade de Garopaba como anfitriã do IX Fórum Catarinense de Gestores de Cultura, que concorreu com os municípios de Concórdia e Blumenau. O colegiado da Granfpolis, sabendo da importância para o fortalecimento para a Cultura da região, se uniu e mobilizou muitos participantes, o que culminou com a vitória de Garopaba.

Marcus Israel, diretor de cultura garopabense, enfatiza a importância de receber o Fórum em 2019: “estamos muito felizes, sabemos a importância disso para o nosso Colegiado para sensibilizar os prefeitos da região para o desenvolvimento da cultura. Além disso, com esse evento fomentamos o turismo e a economia numa época de sazonalidade”, conclui Marcus Israel.

O Fórum tem grande reflexo na economia local da cidade sede do evento, com a hospedagem e demais prestação de serviços a mais de 250 pessoas como expectativa, durante o período de realização.

O prefeito Sérgio Cunha, o Vice Nilton Raupp e a Secretária Maria Nadir de Araújo Souza, ficaram muito felizes com o resultado e irão se empenhar para realizar um Fórum com a receptividade e magnitude que o evento merece!

Por Márcia Cristina Ferreira, Assessora de Imprensa

Comentários