Imbituba dá um grande passo para zerar filas. Cerca de 300 procedimentos eletivos, de média complexidade, estão previstos para serem realizados.
Em reunião com o Secretário de estado da Saúde de Santa Catarina, Acélio Casagrande, o Prefeito Rosenvaldo Júnior, viabilizou o início das cirurgias, tornando Imbituba o primeiro município da Amurel a proporcionar os procedimentos para centenas de pacientes, alguns, aguardam cerca há três anos.
Segundo o Secretário Acélio, o número procedimentos realizados é maior a cada ano. “As cirurgias eletivas não tem urgência em ser realizadas, mas ocorre das pessoas ficarem tanto tempo na fila de espera, que a situação se torna crônica. O problema pode não ser urgente, mas acaba se transformando em urgente”, avalia.
Para o prefeito Rosenvaldo Júnior, a preocupação com estes procedimentos é constante.
“Estávamos há mais de um ano sem a liberação de cirurgias eletivas, por isso me reuni com o Secretário Acélio e viabilizamos junto à Secretaria as permissões, pois é imprescindível que possamos agilizar estes procedimentos para acabar com o sofrimento dos pacientes, e ainda dar mais comodidade e segurança, sabendo que serão realizados em nosso próprio Município”, ressalta o Prefeito.
Rosenvaldo lembrou ainda que ano passado foram zeradas as filas do cateterismo, colonoscopia e endoscopia.
No cateterismo, por exemplo, alguns pacientes aguardavam pelo procedimento desde 2012.
De acordo com a Secretária de Saúde, Graciela Ribeiro Wiemes, mais de 200 laudos para cirurgias gerais como hérnias, varizes, colecistectomia (vesícula), além de procedimentos urológicos e ginecológicos, já foram liberados.
Os pacientes já estão sendo contatados, caso algum não tenha recebido a ligação da secretaria, pode entrar em contato pelo telefone 3355.8300 ou ir pessoalmente no endereço Rua Nereu Ramos, número 380, Centro.
ASCOM/PMI
Comentários
Postar um comentário