Garopaba trabalha no melhoramento Genético em Bovinos


A Secretaria de Agricultura e Pesca de Garopaba vem desenvolvendo cada vez mais o trabalho na reprodução de bovinos no município através da Inseminação Artificial (IA), sistema muito utilizado em rebanho de grandes fazendas de todo o Brasil e do mundo.
A inseminação artificial (IA) consiste no conjunto de eventos que acontecem desde a colheita do sêmen, sua análise e processamento em laboratório, a manutenção por períodos variáveis em condições extracorpóreas, até a sua introdução no trato genital de uma fêmea. O uso da IA é uma ferramenta essencial para o melhoramento genético e aumento da eficiência produtiva dos rebanhos. 


De todas as biotécnicas existentes que são aplicadas à reprodução animal, a IA é a mais antiga e também, a mais eficiente.
Segundo explica o Técnico Agrícola da Secretaria de Agricultura e Pesca, Gabriel Matos Berte, que é responsável pela Inseminação Artificial, São inúmeras as vantagens da IA, pois trabalha no Controle da transmissão de doenças infectocontagiosas da esfera reprodutiva; melhora a genética e reprodução do animal, reduz os problemas de partos em novilhas, usando-se touros com facilidade de parto, além da Lucratividade para o produtor, tendo em vista que essa técnica propicia crias com excelente qualidade genética sem a necessidade de haver touro na propriedade.
O município de Garopaba trabalha com a empresa SEMEX com sede no Canadá e filial em Blumenau, possui excelência em touros de qualidade e trabalha com as principais raças de touros, tanto raças de leite como, por exemplo, Jersey, Holandês, Pardo Suíço e Gir Leiteiro e raças para corte como Simental, Senepol, Limosan, Guzerá, Nelore, Brahman e Red Angus.
O serviço é oferecido gratuitamente para todos os produtores rurais, os interessados devem entrar em contato com a Secretaria de Agricultura e Pesca e fazer a solicitação pelo telefone (48) 3254 8178 ou (48) 3254 8179. 

Comentários