Serviço de inspeção municipal é incentivado às empresas de Imbituba


Os representantes da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, Agricultura e da Pesca têm percorrido os diversos bairros do município, visitando as empresas de Imbituba que querem se habilitar ao Serviço de Inspeção Municipal (SIM).

O serviço é destinado aos estabelecimentos que trabalham com a manipulação de alimentos de origem animal. Atualmente, todas as empresas do seguimento são obrigadas a aderir ao SIM. Hoje, em Imbituba, apenas dois locais são habilitados, uma empresa de pescados e um abatedouro.

O Serviço de Inspeção Municipal é responsável pela inspeção e fiscalização da produção industrial e sanitária dos produtos de origem animal, sejam comestíveis ou não, transformados, manipulados, recebidos, acondicionados, depositados e em trânsito no município.

“O médico veterinário do município, que tem a habilitação para o serviço, visita os locais e constata se o estabelecimento está apto a receber o Serviço de Inspeção Municipal ou se precisa de alguma orientação. Essa orientação pode ser sobre a mudança na estrutura física ou na parte administrativa”, informou o Secretário de Desenvolvimento Sustentável, Agricultura e da Pesca, Evaldo Espezim.

Entre os benefícios à comunidade com a habilitação ao SIM estão, a ampliação da renda do produtor rural, outras oportunidades de negócios e a qualidade do alimento processado. Além disso, é possível destacar a melhoria da qualidade sanitária dos alimentos consumidos pela população, o que influi na redução dos atendimentos na rede pública de saúde, decorrentes de infecções alimentares.

ASCOM/PMI

Comentários