Ministro Lummertz fala sobre turismo integrado em Imbituba

 
Uma das palestras mais aguardadas dentro da Semana Nacional da Baleia Franca, aconteceu na tarde desta quinta-feira (20). Para um auditório de ambientalistas, empresários, jornalistas e políticos, o Ministro do Turismo, Vinícius Lummertz, falou sobre o turismo integrado.


Durante uma hora, o Ministro, que é catarinense de Rio do Sul, levantou pontos fundamentais para o desenvolvimento do Estado de Santa Catarina e destacou, ainda, a importância da união entre os municípios catarinenses para o crescimento do turismo.

“O turismo integrado é a grande alternativa para o desenvolvimento do litoral de Santa Catarina. Isso acontece no mundo inteiro. Nós estamos atrasados e precisamos recuperar o tempo perdido. Para se ter ideia da dimensão, um em cada cinco postos de trabalho, no mundo, é gerado pelo turismo”, disse o Ministro Vinícius Lummertz.

O representante do Governo Federal fez questão de lembrar que o turismo é um dos carros chefes para o desenvolvimento de toda uma região.

“As maiores riquezas de Santa Catarina são a natural e a humana. O que nós temos aqui é diferencial planetário. Então, nós temos que valorizar, investir e extrair ganhos, afinal, as indústrias, de pesca, de alimentos, de bebidas, de hospedagem, vão se beneficiar disso. Todos irão se beneficiar de um Estado organizado para o turismo”, reiterou Lummertz.

Durante a palestra, o Ministro ressaltou que Santa Catarina sabe receber o turista, mas precisa integrar as regiões para que o turismo traga ainda mais benefícios para o Estado.

“Você pode ir a Laguna e ver a história, pode vir a Imbituba e ver a baleia, pode ir a Serra e ver a maça. Tudo é um conjunto e, no meio disso, teremos indústrias, empresas e investimentos externos. Com isso, conseguiremos buscar investidores para darmos oportunidades às próximas gerações”, enfatizou Vinícius Lummertz.

Sobre a palestra do Ministro do Turismo, o Prefeito de Imbituba, Rosenvaldo da Silva Júnior, destacou a troca de conhecimentos. O chefe do executivo municipal, que recebeu das mãos de Vinícius Lummertz, o selo "mais turismo", que garante a agilidade nas análises de empréstimos por parte do Governo Federal, lembrou da importância do trabalho em conjunto e da qualificação turística.

“Precisamos trabalhar juntos, o Poder Público e a iniciativa privada, e fazer todos os esforços por um objetivo em comum. O trabalho solitário não vai conseguir desenvolver o turismo”, reiterou o Prefeito de Imbituba, Rosenvaldo da Silva Júnior.

Para a Secretária de Desenvolvimento Econômico e Turístico de Imbituba, Carina Genovez Ferreira, o ministro fez uma provocação aos representantes do turismo de cada município participante da palestra. Uma reflexão que precisa ser levada adiante, para que o turismo integrado seja incorporado à região o mais rápido possível.

“A gente tem que se perguntar que tipo de cidade a gente quer oferecer ao turista. E se, realmente, a gente está fazendo algo para buscar o turista e novos empreendimentos. A palestra trouxe novas ideias e, diante disso, poderemos criar novas oportunidades”, ressaltou a secretária.

Durante o evento, os alunos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do município fizeram uma apresentação musical ao público presente.

Comentários