Garopaba: 2º Encontro de Pintura ao Ar Livre tem preenchidas mais da metade das vagas


Restam apenas 30 das 70 vagas para artistas plásticos dispostos a participar do 2º Encontro de Pintura ao Ar Livre de Garopaba, marcado para o período de 3 a 7 de abril de 2019. Os inscritos terão direito de participar de toda programação, locações e eventos, além de um kit que inclui chapéu de palha de butiazeiro, típico da região, camiseta e identificação, além de lembranças dos patrocinadores.  As inscrições podem ser feitas até o fim de fevereiro.

Como no primeiro encontro, que encantou Garopaba e seus ilustres visitantes, reconhecidos praticantes dessa forma de pintar se farão presentes desta vez. É o caso dos artistas convidados Ari de Goes Junior, paulista radicado em Florianópolis (SC), e Marcelo Romani, de Piracicaba (SP), além da participação internacional do aquarelista português João Cabral.

O sucesso anterior, com 30 artistas em três dias, criou as bases para a segunda edição, desta vez com uma programação ampliada de cinco dias e locações também na Praia do Silveira, com total apoio de sua Associação Comunitária. Na esteira do bom resultado está também o crescimento do apoio, seja de empresas locais, como também de empresas do ramo de equipamentos e produtos nacionais e estrangeiros para pintura. 

Na programação, várias locações nas praias central e do Silveira, além de variadas masterclasses com pintores convidados, atividades culturais e artísticas que culminam na exposição das pinturas ao final.

A nova edição conta com o apoio decisivo da Prefeitura Municipal de Garopaba, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Desenvolvimento, e organização por conta da Associação do Centro Histórico de Garopaba. O evento deve consolidar Garopaba no calendário nacional de “plein air”.

A pintura ao ar livre se tornou conhecida através do movimento impressionista no meado do século XIX, apesar de já ser da rotina de grupos isolados na Europa. Desde então, a prática vem ganhando adeptos em todo mundo. No Brasil, o movimento está crescendo, e já é comum ver pintores com seus cavaletes em cidades históricas e turísticas.

GAROPABA

Com apenas 22 mil habitantes, a bicentenária Garopaba constitui-se no terceiro pólo turístico do litoral catarinense, chegando a ter quase 200 mil turistas nos meses de verão, distribuídos em nove praias, algumas delas conhecidas internacionalmente, como as da Ferrugem e do Silveira. Capital catarinense do surfe, a cidade recebe milhares de praticantes do esporte o ano todo. 

O primeiro núcleo de moradores de Garopaba formou-se em 1795 com a criação da Armação de São Joaquim da Garopaba, indústria de ponta da época, voltada para a extração de óleo de baleia utilizado na iluminação pública nas grandes cidades de então. Por sua localização privilegiada, é hoje em dia um dos melhores lugares do mundo para observação da baleia franca. A emancipação do município ocorreu em 1961. 

 APOIOS: Hahnemuhle, Derwent, Quinta do Bucanero, NBRaupp, Camisetas de Corrida, João Das Tintas, Condomínio Tangaroa, Vila das Aracuãs, Casa do Padre, Casa Alma, Optica Luna, Leal Instaladora, Morada Prainha, Pousada da Praia, Hotel Lobo, Viva Marithime, Condor, Plein Air Brasil, Paris Telas, Supermercados Silveira, Mormaii, Mabilia Consultoria, Ateliê Manohead, Trimta, Base Cangulo, Espinha de Peixe, Secretaria de Turismo da Prefeitura de Garopaba, Associação Comunitária Praia do Silveira e Associação do Centro Histórico.

CONTATO:

2º Encontro de Pintura ao Ar Livre, Garopaba/SC.
Página no Facebook:
Fabrício Garcia - pintordigital@gmail.com
Telefone/WhatsApp: (48) 99927-8391

ASCOM/PMG

Comentários