Projeto obriga realização de audiência pública antes da construção de ciclovias


Quem é ciclista sabe das dificuldades encontradas nas ciclovias construídas Brasil afora. Seja por falhas no traçado, na pavimentação ou na sinalização, muitas vezes os projetos são mal planejados ou mal executados, o que coloca em risco a vida de milhares de ciclistas, pedestres e motoristas. Para reduzir essas falhas e aumentar a segurança dos usuários, um Projeto de Lei pretende obrigar a realização de audiências públicas antes da construção das vias.
Trata-se do PL 3598/2019, de autoria da senadora Leila Barros (PSB-DF), que obriga que a construção de ciclovias, ciclorotas, ciclofaixas e bicicletários deva ser precedida de audiência pública onde sejam mostrados traçado, localização e características técnicas do projeto.
“Este projeto tem por base o diálogo com vários grupos que representam o ciclismo nas maiores capitais do País. Queremos promover o desenvolvimento do ciclismo como forma de transporte individual, a integração de todos os modais de transporte urbano e preservar a segurança dos cidadãos”, explica a senadora do Distrito Federal.
Além das audiências públicas, o PL também prevê a obrigatoriedade de se realizar um planejamento de mobilidade urbana que integre os modais automotor, ferroviário, metroviário e cicloviário. “Vamos melhorar o planejamento urbano e, ao mesmo tempo, promover maior participação da sociedade na implantação de ciclovias, ciclofaixas e bicicletários do País”, esclarece Leila.


Comentários