Como o otimismo pode melhorar a sua vida

O otimismo não faz você enxergar o mundo através de lentes cor-de-rosa, saiba mais.

Imagine-se numa tarde de domingo com chuvas torrenciais. Você tem a opção de ficar aborrecido porque gostaria de fazer uma corrida ao ar livre. Ou então pode alegrar-se por finalmente encontrar tempo para ler um bom livro. Independentemente da escolha que fizer, é certo que continuará chovendo. Então é melhor aceitar o tempo e adaptar-se à situação. É essa a essência do otimismo.
Este exemplo é capaz de demonstrar o princípio do pensamento positivo. Não se trata de considerar belo e benéfico tudo o que acontece conosco, mas de reconhecer que muitas coisas e acontecimentos têm também um aspecto positivo. E, com um pouco de prática, você vai ver como o otimismo e pensamentos positivos podem, sim, mudar vidas e é mais fácil do que parece. Não se trata de negar os problemas ou não tentar resolvê-los quando for possível, mas de desenvolver uma postura mais otimista perante a vida, em todos os aspectos. Confira:

O segredo do otimismo: fórmulas sugestivas e desejos realistas

Qualquer um pode aprender o método: invente fórmulas sugestivas ou repita-as várias vezes por dia quando precisar. Basta algumas frases bem simples como “Sei fazer isto” ou “Vou conseguir fazer isto”. Guie-se pela frase do terapeuta Jens Corssen: “Assim como o medo leva à infelicidade, a coragem leva à felicidade!”
Demonstre coragem para enfrentar novos desafios e abandone hábitos arraigados e potencialmente nocivos. Seus desejos, no entanto, devem ser realistas. Ninguém aprende a falar uma língua estrangeira fluentemente de uma hora para outra só porque fica repetindo para si mesmo, mil vezes ao dia, que é capaz de fazê-lo, por exemplo.
Entretanto, essa atitude de querer fazer o melhor e extrair algo positivo até mesmo das situações mais desagradáveis é um caminho para uma postura mais otimista e, consequentemente, uma vida mais leve.
Outra boa motivação é o fato de passar a reconhecer e enfatizar suas próprias características positivas, subitamente as limitações e as fraquezas de cada pessoa se tornarão secundárias. Para isso, entretanto, é preciso reservar um tempo para refletir com calma sobre si mesmo. Neste caminho de autoconhecimento você logo descobrirá que há muito mais aspectos positivos em sua vida do que você poderia imaginar até hoje.
Por: Elen Ribera

Comentários