Mas quais as melhores especiarias e como utilizá-los? Selecionamos os 10 temperos essenciais, que são facilmente encontrados nos mercados brasileiros, e damos algumas dicas de como consumi-los no dia a dia.
1. Açafrão
![]() |
Nildanet/iStock |
O açafrão é o estigma seco de uma erva de floração violácea. São necessárias 1.500 flores para produzir 1 g de açafrão, o que explica por que o tempero verdadeiro é tão caro. Felizmente, alguns poucos fiapos são suficientes para dar sabor e colorir a maioria dos pratos, como risoto, paella, bolos e biscoitos.
Benefícios do açafrão para a dieta e a saúde e como incluir no cardápio
- Reduz a inflamação no organismo. Usada na culinária indiana, o extrato de cúrcuma (ou açafrão-da-terra) é um tempero com propriedades anti-inflamatórias.
- Protege o coração.
- Diminui o risco de câncer.
- Evita o diabetes.
2. Canela
![]() |
dziewul/iStock |
O sabor característico da canela é conhecido por “quebrar” o doce e deixá-lo menos enjoativo. Polvilhe canela em pó em frutas fervidas, canjicas e mingaus. Além disso, você pode utilizar a canela para preparar uma bebida descongestionante quando estiver resfriado. Basta despejar água quente sobre canela em pau e adoçar com mel.
Benefícios da canela
A canela possui uma série de benefícios. Ela ajuda a prevenir o combate a diabetes, controlando os níveis de açúcar no sangue e aumentando a sensibilidade à insulina.
Estudos apontam que a canela ajuda a diminuir o colesterol total e o ruim, LDL, e também os níveis de triglicérides.
3. Cravo
![]() |
dziewul/iStock |
Além de dar um sabor ativo e quente a pratos doces, como a canjica, o arroz doce e o doce de abóbora, o cravo é usado por suas propriedades antissépticas e analgésicas. Se você estiver com dor de dente, mascar cravo ou friccionar algumas gotas de óleo de cravo em volta da área afetada ajudará a diminuir a dor.
Benefícios do cravo
- Fonte de nutrientes
- Rico em antioxidantes
- Proteção contra o câncer
- Pode matar as bactérias
- Pode melhorar a saúde do fígado
- Pode ajudar a regular o açúcar no sangue
- Melhora a saúde óssea
- Pode reduzir úlceras no estômago
4. Pimenta-do-reino
![]() |
Tim UR/iStock |
Talvez a pimenta mais utilizada nas cozinhas do mundo inteiro, a pimenta-do-reino é uma pimenta moída que pode ser utilizada em diversos pratos, de carnes e aves até molhos, desde que não em excesso.
Benefícios da pimenta-do-reino
A pimenta-do-reino nos ajuda a digerir alimentos reduzindo gases, azia e prisão de ventre, pois estimula enzimas digestivas. Além disso, a pimenta contém uma substância chamada piperina que aumenta a absorção de vários nutrientes, incluindo vitaminas.
5. Pimenta-malagueta
![]() |
nitrub/iStock |
Esta pimenta pertence à mesma família dos pimentões vermelhos e verdes. Há centenas de diferentes variedades de pimenta, variando de suave a muito picante. Elas contêm vitamina C, mas raramente são ingeridas em quantidade suficiente para proporcionar quantidades significativas. Dê um toque ao seu molho misturando uma pimenta-malagueta fresca e bem picadinha.
Benefícios da pimenta malagueta
As pimentas são benéficas para o organismo porque possuem atividades antimicrobiana, anti-inflamatória, anticancerígena, melhoram a digestão, diminuem os níveis de colesterol e, por ter efeito termogênico, ou seja, acelerar o metabolismo, ajudam a emagrecer.
6. Cominho
Um dos temperos mais antigos da lista, o cominho é conhecido desde o Egito Antigo, e utilizado para melhorar a digestão. Assim como a pimenta-do-reino, é um tempero super versátil, que pode ser utilizado para aromatizar e trazer sabor a diversos pratos, mas em pouca quantidade. O cominho combina bastante com pratos à base de ovos e queijos, legumes e carnes. Em países como a Turquia, também é utilizado na preparação de licores.
Benefícios do cominho
Cominho serve para dar sabor aos pratos e ainda proporciona imperdíveis benefícios à saúde. O cominho é uma semente utilizada como especiaria e nasce no vegetal chamado cientificamente de Cuminum cyminum, pertencente à família Apiaceae. Além disso, o cominho tem sido usado há muito tempo na medicina tradicional.
7. Noz-moscada
![]() |
rostovtsevayulia/iStock |
Apesar do nome, a noz-moscada não tem nada a vez com as nozes. Essa especiaria vem de uma árvore chamada Moscadeira e é um tempero que não pode faltar na cozinha, pois combina com pratos salgados, doces e até bebidas.
Molho branco, guisados, risotos, tortas, creme de ovos e cappuccino são apenas alguns exemplos de pratos onde a noz-moscada é bem-vinda.
Benefícios da noz-moscada
Devido às suas propriedades medicinais, o chá de noz-moscada é indicado para tratar diversas condições de saúde, dentre as quais estão as seguintes: Cólicas intestinais e de estômago; asma; arrotos; soluços; flatulências; fraqueza de estômago; dores reumáticas; inflamações..
8. Alecrim
![]() |
zeleno/iStock |
O uso do alecrim, uma erva aromática, é recomendado em pratos de cozimento longo, como sopas, carnes e batatas assadas, guisados e cozidos. Além disso, vai bem em preparos de pães como a focaccia.
Além de agregar sabor e aroma nos pratos, o alecrim também é muito utilizado no tratamento de problemas digestivos e de memória e na aromaterapia.
Benefícios do alecrim
O alecrim é rico em minerais como o potássio, cálcio, sódio, magnésio e fósforo. A ingestão dessas vitaminas e minerais favorece a perda de peso por ter ação diurética. O chá do alecrim é digestivo e sudorífero, o que faz aliviar os sintomas da má digestão. Além disso, auxilia na limpeza do fígado.
.
Comentários
Postar um comentário